O navio elétrico Alphenaar usa uma inovadora tecnologia com contêineres com baterias de íon de lítio para entregar sua carga sem emissões de carbono.

E o primeiro cliente da embarcação ambientalmente responsável será a fabricante de cervejas Heineken, que planeja ser uma empresa neutra em carbono até 2030.

publicidade

O Alphenaar usa contêineres de tamanho padrão de 6 metros com uma bateria de 2 megawatts-hora, o equivalente a 36 carros.

A fabricante, chamada Zero Emission Services, pretende criar uma frota fluvial com oito navios, oito estações de recarga, e 14 contêineres de bateria. Eventualmente, a empresa pretende ter 30 rotas diferentes com seus veículos.

Neste momento, há um trajeto só, usado pela Heineken, e as baterias serão trocadas no porto fluvial de Alphen aan den Rijn, nos Países Baixos.

No mundo todo, navios representam cerca 3% das emissões de gases estufa. Pelo cálculos da Zero Emission Services, quando a frota estiver completa, 360 mil toneladas de CO2 devem deixar de ser liberadas na atmosfera por ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!