Como ser encarado por um robô pode afetar suas decisões? Cientistas descobriram

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 07/09/2021 22h50, atualizada em 07/09/2021 22h52
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como olhar nos “olhos” de um robô poderia afetar as suas decisões? Cientistas desenvolveram um experimento para encontrar essa resposta.

A proposta foi fazer com que as pessoas jogassem contra um humanoide. E os pesquisadores descobriram que quando o robô olhava para os jogadores humanos durante a sessão, isso acabava alterando o comportamento e a estratégia dos participantes.

Durante o teste, os voluntários foram monitorados por eletroencefalografia e houve mudanças significativas na atividade neural sempre que eram encarados pelo dispositivo.

Ao todo, 40 participantes sentaram-se em frente a um robô humanoide iCub, competindo em um jogo em uma tela de computador horizontal, na qual dois carros simulados corriam de frente um para o outro.

Pouco antes do momento do impacto, o jogo parava e os participantes eram solicitados a olhar para o robô – que encontraria seu olhar ou desviaria o olhar. Nesse instante, os participantes tiveram que decidir se deixavam seus carros andar à frente ou se desviariam para o lado.

Os resultados do experimento mostraram que o olhar de retorno do robô não influenciou as escolhas feitas por jogadores humanos individuais, mas os participantes geralmente responderam mais rápido no jogo quando o iCub desviou os olhos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital