Como olhar nos “olhos” de um robô poderia afetar as suas decisões? Cientistas desenvolveram um experimento para encontrar essa resposta.

A proposta foi fazer com que as pessoas jogassem contra um humanoide. E os pesquisadores descobriram que quando o robô olhava para os jogadores humanos durante a sessão, isso acabava alterando o comportamento e a estratégia dos participantes.

publicidade

Durante o teste, os voluntários foram monitorados por eletroencefalografia e houve mudanças significativas na atividade neural sempre que eram encarados pelo dispositivo.

Ao todo, 40 participantes sentaram-se em frente a um robô humanoide iCub, competindo em um jogo em uma tela de computador horizontal, na qual dois carros simulados corriam de frente um para o outro.

Pouco antes do momento do impacto, o jogo parava e os participantes eram solicitados a olhar para o robô – que encontraria seu olhar ou desviaria o olhar. Nesse instante, os participantes tiveram que decidir se deixavam seus carros andar à frente ou se desviariam para o lado.

Os resultados do experimento mostraram que o olhar de retorno do robô não influenciou as escolhas feitas por jogadores humanos individuais, mas os participantes geralmente responderam mais rápido no jogo quando o iCub desviou os olhos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!