Golpes digitais batem recorde no primeiro semestre do ano no Brasil

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 07/09/2021 22h42, atualizada em 07/09/2021 22h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O número de ataques fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2021, o que corresponde a um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a alta foi puxada principalmente pelas ações criminosas contra pessoas de até 25 anos.

Os bancos e cartões registraram 1,2 milhão de tentativas de fraudes. O setor que teve maior crescimento no comparativo entre semestres deste ano e 2020 foi o varejo, com alta de 89,5%. Já os serviços de telecomunicações foi o único a registrar queda no número de ataques fraudulentos.

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude, a região com mais ocorrências é a Sudeste, com pouco mais de 1 milhão, e a região norte apresentou o menor número, com 120 mil registros.

Entre as principais tentativas de fraude verificadas pela Serasa Experian, utilizando documentos falsos ou roubados e que deixam o prejuízo para a vítima, estão a compra de celulares, emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos no varejo, abertura de conta em banco, compra de automóveis e abertura de empresas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital