Patrulheiros do futuro: Singapura inicia testes com robôs policiais

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 07/09/2021 22h31, atualizada em 05/04/2022 16h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo de Singapura começou a testar robôs policiais para o patrulhamento de áreas públicas. Os dispositivos têm autorização para notificar o comportamento social considerado inadequado pelas entidades, além de atitudes que desrespeitarem as normas de segurança contra a Covid-19.

De acordo com as autoridades do país, por enquanto, o patrulhamento será feito por dois robôs policiais autônomos desenvolvidos pelo Home Team Science and Technology Agency de Singapura.
Chamados Xavier, os policiais robóticos estão equipados com câmeras que podem detectar os hábitos das pessoas e emitir alertas para o centro de comando e controle da polícia.

Segundo os desenvolvedores, a patrulha robótica passará por um período de testes de três semanas. Neste período, os robôs vão apenas observar os cidadãos para assimilarem os seus hábitos. Somente após esta etapa de reconhecimento é que os dois estarão habilitados para emitir julgamentos.

Além dos robôs, Singapura pretende investir em mais de 200 mil câmeras de monitoramento até 2030.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital