A Black Friday é hoje o evento mais importante do varejo: no último ano a data movimentou quase 8 bilhões de reais, incluindo a CyberMonday. O valor representou aumento de 27,7% em relação a 2019, de acordo com dados da Neotrust, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

Mas uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui mostra que oito em cada 10 consumidores não vão comprar nada na Black Friday deste ano. Ao todo, 49% dos consultados estão desapontados e dizem que a promoção é uma fraude.

publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, 64,4% afirmam que não existem promoções de verdade na Black Friday e por isso não pretendem fazer nenhuma compra na data. O impacto da pandemia também continua pesando nas decisões de compra, já que 15,4% acham que tudo ainda vai estar muito caro até o evento.

Entre os poucos dispostos a fazer compras na maior promoção do varejo brasileiro em novembro, 72% dizem que o preço vai ser decisivo na hora de decidir levar um produto. E o e-commerce continua sendo o canal preferencial: 65,3% dos entrevistados afirmam que vão comprar em lojas online.

A pesquisa ouviu 23.594 consumidores entre os dias 12 e 16 de agosto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!