O lançamento do telescópio espacial James Webb finalmente tem data marcada: 18 de dezembro de 2021. A Nasa confirmou a data após assegurar que o equipamento, avaliado em 10 bilhões de dólares, passou nos testes finais de integridade e funcionalidade.

A informação foi confirmada também pela agência espacial europeia e pela Arianespace SA, a empresa privada responsável pelo lançamento. O James Webb vai para o espaço a bordo de um foguete Ariane 5, que vai sair da base de lançamentos em Kourou, na Guiana Francesa.

publicidade

O foguete conta com 178 dispositivos especiais para posicionar o telescópio com precisão absoluta, já que não vai ser possível enviar outras missões para consertar alguma falha. O James Webb vai ficar entre a Terra e o Sol, na área conhecida como “Ponto de LaGrange L2”, a 1 milhão e meio de quilômetros daqui.

O telescópio espacial James Webb é 100 vezes mais aprimorado do que o Hubble, e será capaz de observar galáxias bem mais antigas, e quem sabe desvendar como algumas delas se formaram.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!