A Nanoracks, empresa do Texas focada no desenvolvimento de ferramentas e reaproveitamento de hardware para a criação de estações espaciais, anunciou a abertura de uma subsidiária chamada “Starlab Oasis”, que trabalhará na pesquisa e desenvolvimento de comida no espaço.

Segundo o comunicado, a ideia é criar pesquisas que viabilizem a produção de alimentos em ambientes extremos a fim de combater a eventual escassez de comida que pode ser causada pelo aquecimento global.

Leia também

“A Nanoracks firmou uma parceria com o Escritório de Investimentos de Abu Dhabi [ADIO, na sigla em inglês] a fim de acelerar o ecossistema de AgTechs que vai impactar não apenas essa região mas o mundo todo. O ADIO está comprometido com um desenvolvimento econômico de longo prazo para viabilizar um centro de pesquisa espacial histórico, de nível mundial”, diz trecho do comunicado.

publicidade

“AgTech” é o termo cunhado pelo setor corporativo para referir-se a “agricultural technology”, ou seja, empresas que desenvolvem ferramentas tecnológicas para o agronegócio.

Ilustração de uma estação espacial de agricultura da Nanoracks, que criou uma empresa para a produção de comida no espaço
O cultivo de comida no espaço é um objetivo da humanidade frente à ameaça do aquecimento global. Imagem: Nanoracks/Divulgação

A Starlab Oasis contará com um time internacional de especialistas em vários setores, como bioengenharia, ciências botânicas, pesquisa genética de sementes, sistemas de ambientes fechados, robótica e softwares de automação. Allen Herbert, que respondia como vice presidente de desenvolvimento de negócios da Nanoracks, assume integralmente o cargo de gerente geral da Starlab.

“A StarLab Oasis proverá tecnologia e acesso necessários para transpor os mais urgentes desafios da Terra hoje, desde o aquecimento global até a escassez de água e, um dia, ajudar a sustentar os fazendeiros, inovadores e exploradores espaciais de amanhã”, disse o CEO da Nanoracks, Jeffrey Manber. “Nós acreditamos que a nossa crescente utilização do espaço pode trazer resultados que mudarão as vidas de bilhões de pessoas, que sofrem de uma cadeia alimentar cuja segurança está cada vez mais frágil”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!