Alerta: versões modificadas do WhatsApp podem trazer malwares perigosos

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 13/09/2021 21h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Kaspersky, empresa de cibersegurança, identificou um mod malicioso do WhatsApp em circulação, conhecido como FMWhatsApp. O programa promete personalização e acesso a recursos inéditos, e parece inofensivo. Mas carrega o trojan Triada, capaz de infectar os dispositivos quando é instalado.

Em uma das versões, os desenvolvedores usam um módulo de anúncio de terceiros que inclui um cavalo de Troia. Ao ser instalado, o malware coleta os dados sensíveis do usuário e define como vai atacar.

Ele é capaz de instalar os mais diversos vírus: uns podem exibir anúncios indesejados, inscrever o usuário em assinaturas não permitidas e interceptar mensagens SMS. E outros que podem até clonar o WhatsApp, deixando a vítima vulnerável a atividades ilegais…

De acordo com o levantamento feito pela empresa, entre janeiro de 2020 e agosto de 2021, o México e o Brasil são os países latino-americanos onde o trojan está fazendo mais vítimas. Mas, a ameaça está presente também em outros lugares da América do Sul.

Usar versões modificadas do WhatsApp que oferecem novidades pode até parecer divertido, mas é perigoso. Esta não é a primeira vez que cibercriminosos usam malware disfarçado do mensageiro e nem vai ser a última, então todo cuidado é pouco.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.