Uchuu é uma palavra japonesa quer quer dizer espaço… e para quem gosta de astronomia, poucas coisas seriam mais interessantes do que poder ter acesso a uma simulação completa do cosmos.

E isso agora é possível, graças aos cientistas do projeto Uchuu, que desenvolveram algo como um “Universo virtual”.

Com ele, os astrônomos podem ver como funcionam coisas como a interação entre matéria e energia escuras, e as funções que elas desempenham no Universo.

O programa contém mais de 2 trilhões de ‘partículas’ em um espaço de 9,6 bilhões de anos-luz. A simulação modela a evolução do Universo ao longo de mais de 13 bilhões de anos.

publicidade

A riqueza de detalhes de Uchuu é grande o suficiente para que os cientistas possam identificar tudo, desde aglomerados de galáxias até halos de matéria escura de galáxias individuais. Uma vez que a matéria escura compõe a maior parte da matéria no Universo, ela é o principal impulsionador da formação e do agrupamento de galáxias.

Segundo os pesquisadores, foram usados mais de 40 mil núcleos de computador e 20 milhões de horas para gerar a simulação, que produziu mais de 3 Petabytes de dados. Cada petabyte corresponde a um milhão de Gigabytes…

Para saber mais detalhes de como acessar essa simulação cósmica é só entrar no olhardigital.com.br. E boa pesquisa!!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!