Google deve receber multa milionária na Coreia do Sul por abuso contra a concorrência

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 14/09/2021 20h54
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O órgão regulador de concorrência sul-coreano anunciou nesta terça-feira que vai multar o Google em 207,4 bilhões de wons coreanos, o que equivale a cerca de 177 milhões de dólares. Supostamente, a big tech abusou da posição dominante no mercado mobile para “sufocar” os competidores.

A agência governamental alega que a gigante de buscas impede que fabricantes como a Samsung usem sistemas operacionais alternativos nos aparelhos.

Um portal de notícias acrescenta que o Google exigia que os fabricantes de celulares Android assinassem contratos sobre licenças de loja de aplicativos e acesso antecipado ao funcionamento do sistema móvel.

Vale lembrar que o Android, desenvolvido pelo Google, detém atualmente a maior fatia do mercado de smartphones, muito à frente do iOS da Apple.

As autoridades alegam que essa prática sufocou a inovação no desenvolvimento de novos sistemas operacionais para dispositivos móveis. Além da multa, o Korea Fair Trade Commission demanda que a companhia pare de forçar as empresas a assinarem acordos e ordenou que ela adotasse medidas corretivas.

Um porta-voz do Google argumentou que a empresa oferece vantagens como o programa de compatibilidade do Android, que estimula a inovação em hardware e software para os fabricantes de telefones e desenvolvedores. E que essa decisão ignora esses benefícios e vai prejudicar as vantagens desfrutadas pelos consumidores. O Google pretende apelar da decisão.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.