Processo caro: Twitter vai pagar US$ 809,5 milhões para os próprios acionistas

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 20/09/2021 21h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Twitter concordou em pagar 809 milhões e meio de dólares, cerca de 4 bilhões e 300 milhões de reais, em um processo judicial movido pelos próprios acionistas da companhia. Parece um contra senso, mas tudo começou com uma promessa não cumprida.

Segundo a ação, a empresa enganou os investidores sobre as perspectivas de crescimento da rede social em novembro de 2014, o que causou um otimismo excessivo.

O Twitter prometeu que o número de usuários ativos mensais iria aumentar para 550 milhões em um prazo intermediário e para mais de um bilhão no “longo prazo”. Mas as estimativas não se concretizaram e mais: a empresa teria escondido que não tinha base para essas projeções.

De acordo com o pacto, o Twitter pretende usar dinheiro em caixa para pagar o valor do acordo no quarto trimestre. A rede social não fez outros comentários sobre o assunto.

Mas esse não é o único contratempo enfrentado pela empresa este ano.
Em abril, um tribunal russo multou o Twitter em diminutos 42 mil dólares, por não excluir o que as autoridades disseram ser conteúdo proibido, relacionado a pornografia infantil, suicídio e uso de drogas.

O maior prejuízo fica por conta da imagem da empresa. E ainda as autoridades afirmaram que iam reduzir a velocidade no carregamento de fotos e vídeos do Twitter para usuários russos no desktop.

Na índia, o Twitter também enfrentou diversos conflitos com o governo por resistir em cumprir regras do país. A rede social chegou a ter os escritórios em Nova Délhi invadidos pela polícia indiana.

O Twitter afirmou que o ato sugeria uma forma de intimidação e que estava preocupado com uma potencial ameaça à liberdade de expressão sobre os usuários…

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.