Gol compra 250 “carros voadores” para compor frota de táxis aéreos no Brasil

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 21/09/2021 21h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A companhia de viagens aéreas Gol acaba de fechar um acordo para a aquisição de 250 “carros voadores” elétricos até meados de 2025, para montar um serviço de táxis aéreos nos céus brasileiros.

O modelo escolhido é o 250 VA-X4 eVTOL, da fabricante britânica Vertical Aeroespace. Essa aeronave elétrica produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro.

O veículo vai ter alcance de 160 km, velocidade máxima de 320 km/h e capacidade de carga de quatro passageiros, além do piloto.

Segundo a Gol, a concessão dos “carros voadores” elétricos faz parte de um plano de expansão de atendimento regional e, até o momento, não revelou o capital investido.

O projeto ainda depende da regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil, e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, além das permissões locais de funcionamento. A estimativa é que os processos de certificação e autorização de rotas estejam concluídos até 2024.

O próprio aparelho ainda está em processo de montagem, e deve passar por aspectos de regulamentação. Mas o primeiro voo de teste deve acontecer até o final deste ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.