Idosos e velozes: equipe japonesa de eSports reúne jogadores com idade média de 70 anos

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 24/09/2021 21h44, atualizada em 27/09/2021 14h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Essa é a imagem que logo vem à cabeça quando se pensa em equipes que participam de torneios de jogos eletrônicos, não é? A maioria bem jovem, com alguns barbados no meio…

Mas isso não intimidou os “Matagi Snipers“! Essa equipe de idosos gamers da província de Akita, no Japão, é um time profissional de eSports, composto por oito homens e mulheres com idades entre 66 e 73 anos,.

O time foi criado para mostrar os benefícios dos games para a saúde dos mais velhos, e também como uma forma de melhorar a conexão entre eles e os filhos e netos.

Vinte e uma pessoas se inscreveram para entrar na equipe, mas apenas oito conseguiram. Uma delas explicou que a atividade é excelente para prevenir a demência, e uma ótima atividade para conversar com os amigos…

O Japão já tem a idosa gamer mais famosa do mundo: Hamako Mori, de 91 anos, é conhecida como a “vovó gamer”. Ela tem mais de 500 mil seguidores no canal dela no Youtube, e joga há mais de 40 anos!

Mas esse fenômeno não é só japonês: um estudo recente de uma empresa que trabalha com pesquisas de marketing apontou que nos últimos três anos, houve uma alta de 32% entre os jogadores na faixa etária de 55 a 64 anos.

Então pense bem antes de comprar um pijama para dar de presente de aniversário para a sua avó: quem sabe não é melhor dar um videogame??

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.