Você já ouviu falar sobre o Omegle? Nem que seja por recortes de vídeos rápidos em outras redes sociais em que criadores de conteúdo conversam e brincam com as pessoas? A plataforma foi lançada em 2009 e ganhou o público pela praticidade de trocar mensagens com usuários desconhecidos e ainda sem precisar se cadastrar. 

Na pandemia, com tanto tempo ocioso em casa e sem poder sair no final de semana, o Omegle ganhou força e se popularizou em 2020, sendo encarado como uma forma de socializar e ter dias menos solitários na quarentena. Tanto que os  influenciadores digitais e personalidades famosas passaram a usar a plataforma para encontrar os fãs. 

No Brasil, o Omegle começou a ser mais buscado no Google em abril de 2020 e se manteve como um dos interesses em alta das pessoas desde então, de acordo com  dados do Google Trends.

O site foi criado por Leif K-Brook e por conta da ascensão, já é possível selecionar o idioma e conversar por texto, áudio e vídeo. Na mesma época em que começou a fazer sucesso no nosso país, Orkut e o MSN estavam na moda. A diferença é que depois de um tempo, o site deixou de ser atrativo. 

publicidade

É empolgante a possibilidade de ter uma plataforma para conhecer as pessoas e se divertir, tanto que em 2013 houve uma tentativa de versão experimental para aparelhos móveis, como se fosse um Omegle app. Agora, a plataforma está disponível tanto para uso em desktop ou mobile (Omegle Online) ou por aplicativo para Android.

O crescimento do Omegle ocorreu por conta das buscas inusitadas dos internautas, tendo alguns que ficaram até sem roupa nas chamadas. Com as polêmicas, hoje a plataforma exibe uma mensagem solicitando para que as pessoas busquem sites de conteúdo adulto, caso seja o que procuram. 

Interessado em saber o que é, como funcionais e demais possibilidades? Veja a seguir! 

O que é Omegle?

Omegle é uma plataforma que possibilita conectar pessoas com interesses parecidos e em qualquer lugar do mundo, com chat e vídeo, as pessoas podem interagir com estranhos anonimamente. 

Como o Omegle funciona?

Sem necessidade de cadastro e nem de informar dados como nome e idade, basta acessar o site e você pode iniciar uma conversa com possíveis novos amigos. Mas tem a questão de não ter como escolher com quem conversar, pois os chats são criados automaticamente, só podendo selecionar os temas de interesse. 

No Omegle não é possível adicionar foto nem apelido. O seu nome durante o bate papo é “You” e do seu novo amigo desconhecido é “Stranger”. Dessa forma, você nunca sabe quem vai encontrar. O site funciona em versão web no navegador, podendo ser pelo computador ou celular. O acesso é gratuito.

Interface e facilidade de uso

Por mais que o site do Omegle seja interessante, não possui o visual muito atrativo. Até por ser antigo, a aparência remete como algo que foi desenvolvido na década de 90.

Já a interface é simples, com um layout com muitos elementos, com botões grandes e cores bem marcantes. A facilidade de uso normal, por conta que o site é limitado às funções. Ademais, há algumas opções de chat, listados no meio da tela inicial, então não é muito difícil 

Omegle: faixa etária

No Omegle, não há restrições quanto a idade. Então, um aviso na tela pode acabar não sendo o suficiente para impedir que seja exposto a um conteúdo impróprio ou limite que você converse com alguém perigoso.

Nos termos de uso, está escrito: “Ao baixar nosso aplicativo ou usar nossos serviços, você concorda que é maior de 18 anos ou maior de 13 anos com a permissão dos seus pais”. O ideal mesmo é para pessoas maiores de 18 anos, não sendo adequado para crianças, por exemplo. 

O Omegle é seguro?

Parece preocupante a ideia de conversar com pessoas que você nunca ouviu e nem viu, e ainda mantendo o total anonimato e sem muitas formalidades. Então é natural que os receios tomem conta. 

Por exemplo, as informações tidas em chats com pessoas estranhas podem ser utilizadas para golpes e fraudes. Ademais, o Omegle possui conteúdo inapropriado para certas idades ou até grupos étnicos. Isso porque além de bate-papo sobre temas específicos para adultos, a  plataforma já foi acusada de permitir a reprodução de pornografia infantil pelos usuários, de acordo com a reportagem da BBC publicada no início de 2021.

Aplicativo do Omegle no celular
Omegle é seguro se for seguido os cuidados necessários Imagem: sdx15 / Shutterstock

Como usar o Omegle de forma segura? 

Existem cuidados que devem ser seguidos para manter a sua segurança, tanto na internet como na vida. São eles: 

  • Nunca divulgue informações pessoais; 
  • Não aceite arquivos de pessoas estranhas; 
  • Não faça compras ou forneça dados bancários; 
  • Não marque encontros com pessoas que não conhece; 
  • Saiba quando desconectar a chamada. 

Observe também os sinais de que a pessoa com quem você está conversando pode ser perigosa, tais como: 

  • Informações demais sobre você; 
  • Apressar as coisas; 
  • Ser insistente nas chamadas; 
  • Mensagens fora do contexto; 
  • Ameaças. 

Nesses casos, o ideal é desligar a chamada imediatamente e bloquear o usuário.  

Para finalizar, lembre-se que o anonimato na internet nem sempre é uma coisa boa. Portanto, fique atento e tome cuidado com quem você fala. 

Mantenha a moderação ativa 

Em todos os chats, a moderação é necessária para evitar problemas. Nesse sentido, o Omegle também não é diferente e disponibiliza um recurso para isso. Chamado de “Supervisionados”, ele só funciona em computadores e é ativado ao clicar na opção “Conversar com alguém que esteja supervisionando”, localizada no menu à esquerda da tela. 

Com a moderação ativa, o chat fica monitorado por um robô, que identifica e bloqueia as palavras-chave impróprias. Apesar de não ser infalível, é uma forma de diminuir o risco de se deparar com conteúdos inapropriados. 

Não informe dados pessoais 

Como o Omegle não requer cadastro, você não precisa fornecer qualquer dado para começar a usar a plataforma. 

Na dúvida, não informe o seu nome, sobrenome, endereço, e-mail, data de nascimento ou qualquer outro dado pessoal em suas conversas. Além disso, também é importante evitar compartilhar suas redes sociais ou qualquer outra forma de contato. 

Saia da sala caso desconfie de algo 

Se perceber que a outra pessoa está insistindo em informações pessoais ou se desconfiar de algo, não hesite em sair da sala. 

O Omegle possui algum controle dos pais?

Pelo site promover o encontro entre pessoas desconhecidas, as conversas anônimas costumam ser focadas em acontecimentos inusitados. Por isso, o Omegle adverte que “o comportamento humano é fundamentalmente incontrolável ” e que “ as pessoas que você encontra no Omegle podem não se comportar apropriadamente”.

Portanto, o grande problema é que não existe nenhum mecanismo para impedir o acesso ao site por menores de idade. Não sendo possível controlar com quem seus filhos podem conversar.

Entre as várias preocupações associadas aos filhos que usam Omegle estão: exposição de menores a conteúdo explícito e informações pessoais; contato com  pessoas má intencionadas e a conversa ser hackeada.

Como usar o Omegle?

Não tem complicação em como usar o Omegle, é muito simples e intuitivo. O site é autoexplicativo e te direciona para os comandos necessários. Confira como entrar:

Visita a página do Omegle 

Acesse o Omegle. Caso você seja maior de idade, clique em “Adult” ou “Unmoderated Section” para ter a opção chat com conteúdo sexual. Depois, role a tela para visualizar o restante do site.

Como usar o Omegle
Para acessar o site, basta digitar Omegle em um serviço de buscas. Imagem: Reprodução

Escolha entre uma conversa de texto ou de vídeo

Depois que estiver tudo pronto, escolha a forma de chat clicando em “Text” (para texto) ou “Video” (para conversas com imagem de vídeo), no canto inferior direito.

Escolha os interesses e assuntos que deseja conversar

Do lado esquerdo, selecione qual o seu assunto de interesse que deseja conversar com as pessoas, além de escolher a opção “College student chat” (bate-papo de estudante universitário), que precisa de e-mail terminando em “.edu”, “.edu.XX” ou “.ac.XX”. 

Como usar o Omegle
Seleção idioma e se quer conversar por texto ou vídeo no Omegle. Imagem: Reprodução

Comece a conversar

Com isso, será aberta a janela de chat, exibindo o seu novo amigo no canto esquerdo. Se quiser escrever, é só usar o campo de texto na parte inferior da tela e enviar. 

Quando terminar a conversa, clique no botão “Stop”

Quando quiser trocar de pessoa, pressione o botão “Stop”e confirme apertando novamente em “Esc”. Agora, se quiser sair de vez do chat, basta clicar no “X” e fechar a janela.

Ademais, o app oferece o chat por texto padrão e permite ativar o vídeo – se quiser. Neste caso, a imagem é exibida no canto esquerdo da tela e tem como interromper a conversa ou chamada quando quiser. Ao clicar no botão ‘Stop’, você pode trocar de sala também. 

Como usar o Omegle no modo espião?

Se a vontade for entrar no modo espião, é só retornar na página inicial do Omegle e clicar no respectivo botão. Assim, quando a caixa estiver no modo de ‘perguntas’, tem como inserir uma pergunta para dois estranhos, ao clicar no botão ‘perguntar a estranhos’ para convidar duas pessoas aleatórias que responderão. 

Agora, para se tornar um dos estranhos que estão discutindo, clique no link ‘discutindo perguntas’ na parte inferior da caixa do modo espião, após isso, clique em ‘check it out!’ para ser associado com uma pergunta e alguém entrar para discutir. 

Como ser desbanido do Omegle?

Se a pessoa for denunciada por conteúdo impróprio ou outro motivo, a forma mais fácil de voltar a ter acesso ao Omegle é alterando o endereço de IP. Isso porque as VPNs são as ferramentas feitas para alterar seu endereço e permite que o usuário seja desbanido. O ideal é aguardar uns dias para retornar. 

Maneiras de manter as crianças seguras online no Omegle

Sendo assim, por mais que haja a norma que peça que o usuário seja maior de 18 ou maior de 13 com permissão dos pais, não há controles para garantir que essa regra seja seguida. 

Para manter as crianças seguras, o ideal é ter o diálogo aberto em casa para falar sobre suas experiências na internet ou buscar alternativas que possibilitem a configuração de conta, como o Messenger Kids, que exige a verificação de um dos pais e dá a capacidade de monitorar os contatos.

Também é importante estar presente enquanto seu filho navega pelo site e a possibilidade de baixar um aplicativo de controle parental, o qual permite bloquear outros apps e agendar o tempo para que não seja em excesso. 

Cuidados ao utilizar o site e o aplicativo do Omegle

No fim, só é possível controlar a sua própria reação, então muitas vezes, a melhor coisa a fazer é sair o bate-papo e evitar desconforto, ainda mais que a maioria dos usuários são adolescentes do sexo masculino.

Há alguns cuidados com o Omegle para que seja preservado a identidade e privacidade dos usuários, podendo realizar uma denúncia caso algum tipo de conteúdo te gere incômodo. Não esqueça de prestar atenção se a outra pessoa está gravando a conversa pela webcam.

Algumas alternativas ao Omegle

O curioso é que o Omegle não está sozinho quando se trata de plataformas que oferecem a chance de conversar com pessoas completamente desconhecidas, sem a necessidade de cadastro ou identificação. 

Há algumas alternativas como Stranger MeetUp, que conta com chat de texto e acesso bem simples, sem poder escolher os temas de interesse e nem a exposição do país do usuário na tela de conversa.

Sites de chat alternativos ao Omegle
Além do Omegle, há outros aplicativos de chats instantâneos Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Anote alguns sites práticos de usar e que possuem funcionalidade muito parecida com a plataforma: 

OmeTV

Já o Ome TV pode lembrar o nome Omegle, porém não tem nada a ver. O Ome TV solicita informações sobre o país do usuário e as conversas são apenas por vídeo. 

Ablo

O Ablo serve para se conectar e conversar com pessoas aleatórias com um recurso de tradução em tempo real. 

Lingbe

A Lingbe é a opção para treinar a fluência em outra língua. O aplicativo liga pessoas que sejam nativas ou as que queiram praticar outro idioma, através de conversas de chat ou ligações.

Tiya

É um app de conversa por voz, sendo possível encontrar  amigos e também pessoas estranhas com os mesmos interesses. Tem como jogar, conversar, fazer amizade e ainda são 24h de diversão. 

Yubo

Yubo é uma plataforma onde se pode encontrar novos amigos através de lives e interações. Tudo é baseado em seus próprios interesses, basta entrar em uma comunidade e socializar no chat. 

ChatAlternative

O Chat Alternative te conecta com pessoas de diferentes países com chats de vídeo. O app possibilita conversas  cara a cara e pode escolher filtrar os resultados, escolhendo somente conversar com estranhos de determinados  lugares. 

Bermuda

Pela plataforma, você pode usar filtros de gênero e região para encontrar alguém, além de poder se expressar com adesivos e falar com as pessoas a qualquer momento. A diferença é que ainda tem como mandar um presente para o seu amigo pela rede social. 

Hola

Hola é uma plataforma que foca em descobertas sociais ao vivo. Você pode jogar com seus amigos ou conhecer novas pessoas, também tem como compartilhar vídeos e fotos com os seguidores e separar os usuários por interesse. 

Conclusão

Com o Omegle e todas essas alternativas, você gosta de conversar com estranhos ou prefere mais ter conversas com amigos e pessoas que conhece? 

Se você quer aprender idiomas novos é uma ótima ideia conversar com alguém do outro lado do mundo ou procurar por um amor espontâneo, o Omegle é o lugar de aventura. 

Para aproveitar de verdade o site, entre em diferentes chats por vídeo, use todas ferramentas disponíveis e, por fim,  escolha o recurso que mais gosta. Experimente ter um encontro totalmente no escuro, só não esqueça de tomar cuidado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!