‘Microfliers’: conheça os menores objetos eletrônicos voadores do mundo

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 28/09/2021 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas da Northwestern University em Illinois, nos Estados Unidos criaram um chip com asas que é a menor estrutura voadora já produzida pelo ser humano.

Segundo os cientistas, esse chip é pequeno e leve o suficiente para ser levado pelo vento, e o design permite que ele gire como um helicóptero, não só torna segura a queda até o chão, mas também aumenta o tempo em voo.

Chamados microfliers, esses pequenos chips voadores contam com tecnologia ultra-miniaturizada que inclui sensores, fonte de energia e antena para comunicação sem fio, além de memória para guardar dados colhidos.

A ideia é usar esses minúsculos sensores para medir o meio-ambiente e monitorar eventuais contaminações, ou fazer reconhecimento de populações, e até realizar o rastreamento de doenças.

Os objetos têm duas partes, a primeira o componente eletrônico do tamanho de um grão de areia, e a segunda, as estruturas que simulam asas, e interagem com o vento para aumentar o tempo de voo de cada chip. Com um peso praticamente insignificante e esse design único, os dispositivos podem ser levados pelo vento, e assim conseguem permanecer no ar pelo maior tempo possível, o que os permite coletar mais informações e dados relevantes.

Alguns dos microfliers usam um material especial criado no laboratório da Northwestern University, que torna o dispositivo biodegradável, sendo dissolvido em água.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.