Rostos ancestrais: pesquisa com DNA revela faces de 3 múmias do Egito

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 28/09/2021 20h58, atualizada em 29/09/2021 16h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os rostos de três homens que viveram no antigo Egito, há mais de 2 mil anos, foram revelados digitalmente graças a uma tecnologia que usa dados do DNA humano.

As projeções mostram como os homens deveriam ser com a idade de 25 anos.

Os restos mortais são originários de Abusir el-Meleq, uma antiga cidade egípcia ao sul do Cairo, e foram enterrados entre 1380 a.C. e 425 d.C.. Cientistas do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, em Tübingen, na Alemanha, sequenciaram o DNA das múmias em 2017, na primeira reconstrução bem sucedida do genoma de uma múmia egípcia antiga.

Agora, pesquisadores da Parabon NanoLabs, uma empresa norte americana de tecnologia de DNA, usaram esses dados genéticos para criar modelos 3D dos rostos das múmias.

Foram geradas malhas 3D delineando as características faciais das múmias, com mapas de calor para destacar as diferenças entre os três indivíduos e refinar os detalhes de cada rosto.

O processo é chamado fenotipagem forense de DNA, que usa análise genética para prever a forma das características faciais e outros aspectos da aparência física de uma pessoa.

Eles descobriram que os homens tinham pele morena clara com olhos e cabelos escuros e que, no geral, a composição genética era mais próxima da dos indivíduos modernos do Mediterrâneo ou do Oriente Médio do que dos egípcios modernos…

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.