Com toda cerimônia: China abre cápsula da nave espacial Shenzhou-12

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 29/09/2021 20h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os três taikonautas, como são chamados os astronautas na China, passaram 90 dias no espaço, montando equipamentos na estação espacial Tiangong, e realizando experiências científicas.

O retorno no último 17 ocorreu sem problemas, mas o compartimento que continha os resultados das experiências estava fechado até agora. As autoridades do governo chinês prepararam uma cerimônia com a presença do primeiro astronauta do país para a retirada de alguns pacotes, que agora devem ser analisados em laboratório.

A missão Shenzhou-12 serviu para a realização de mais de 10 projetos, como cultivo em órbita e experimentos espaciais biológicos.

Os três taikonautas ainda estão em quarentena, para reforçar os sistemas imunológicos depois da longa missão.

A estação espacial chinesa por enquanto só conta com o módulo Tianhe, mas deve receber a companhia dos laboratórios de pesquisa Wentian e Mengtian, ainda no ano que vem.

Quando estiver completa, a estação espacial Tiangong deve pesar em torno de 80 a 100 toneladas, apenas um quinto da Estação Espacial Internacional.

Também é importante lembrar que ela vai compartilhar a órbita com o telescópio espacial Xuntian, que a China pretende lançar em 2024.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.