Fim do medo de agulha: cientistas dos EUA desenvolvem vacina em adesivo

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 29/09/2021 20h55, atualizada em 04/10/2021 11h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma boa notícia para quem tem medo de agulhas: um grupo de cientistas está desenvolvendo um adesivo que pode ser usado no lugar da seringa. O dispositivo feito em impressora 3D conta com microagulhas que injetam o líquido na pele.

As agulhas são tão pequenas que não causam dor!

Segundo os pesquisadores, os testes ainda mostram que a eficácia do adesivo na aplicação é até 10 vezes maior do que a de uma seringa comum. Outra vantagem é que o produto pode ser aplicado pelo próprio paciente.

Ainda de acordo com o estudo, enquanto as vacinas convencionais subcutâneas são aplicada na camada de gordura corporal abaixo da pele, a técnica da microagulha dispara o líquido na derme, uma das camadas da própria pele.

Apesar de ser muito prática, a vacina por adesivo pode não ser tão acessível porque ainda é muito cara para ser produzida em massa.
E apesar da eficácia maior na proteção, a taxa de erro na hora da vacinação também é maior, por conta de possíveis problemas com a ponta das microagulhas.

Mas, de qualquer modo, a técnica pode ser uma opção para quem sofre de medo de agulha e não consegue tomar vacinas…

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.