Impressionante: “pedras zen” se equilibram em pedestais de gelo na Sibéria

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 29/09/2021 20h44, atualizada em 04/10/2021 11h05
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A superfície congelada do Lago Baikal, na Sibéria, é palco de espetáculos da natureza. Um deles é o fenômeno que forma pedestais de gelo para pedras, que parecem estar suspensas no ar ou então que foram colocadas ali por mãos humanas.

Mas não é nada disso. Cientistas descobriram que as pedras acabam criando uma pequena região protegida dos raios do sol, que derretem o gelo em torno. O resultado é sensacional, e as imagens fazem muito sucesso nas redes sociais

Mas essas ‘pedras zen’, como são chamadas, não são as únicas atrações locais. Algumas vezes, é possível registrar ondas de gelo, quebrando na beira do lago…

No ápice do inverno, a camada congelada é tão grossa que permite o trânsito de carros sem o menor perigo…

E até quando as águas estão no estado líquido, as paisagens são de tirar o fôlego. Como está em uma região pouco habitada, as condições no lago Baikal são perfeitas para registrar imagens do céu noturno…

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.