A situação causada pelo vírus da Covid-19 que ocasionou a pandemia reduziu a expectativa de vida das pessoas em 2020, em um nível que superou a quantidade de meses desde a Segunda Guerra Mundial. A informação é de acordo com um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Comparando com 2019, a expectativa de vida caiu mais de seis meses em 22 dos 29 países analisados no estudo, o qual engloba Europa, Estados Unidos e Chile. Ademais, houve também eduções na expectativa de vida em 27 dos 29 países em geral.

publicidade

“O fato de nossos resultados destacarem um impacto tão grande que é diretamente atribuível à Covid-19 mostra o quão devastador foi um choque para muitos países”, contou Ridhi Kashyap, co-autora principal do artigo, publicado no International Journal of Epidemiology.

Sendo assim, a universidade esclareceu que a maioria das reduções na expectativa de vida pode estar ligada às mortes confirmadas causadas pela Covid-19. Isso porque houve quase 5 milhões de óbitos provocados pelo vírus até este momento, segundo a contagem da Reuters.

publicidade
Fiocruz diz que pandemia pode estar se agravando no Brasil
Imagem: Agência Brasil

Inclusive, as quedas foram maiores na expectativa de vida dos homens do que das mulheres na maioria dos países, principalmente nos homens americanos, que viram a expectativa de vida cair 2,2 anos em relação a 2019.

Ao todo, os homens perderam mais de um ano em 15 países, comparando com as mulheres em 11 países. Ou seja, isso eliminou o progresso na mortalidade que havia sido feito nos 5/6 anos anteriores.

publicidade

Já nos Estados Unidos, o aumento da mortalidade aconteceu entre pessoas em idade produtiva e menores de 60 anos, enquanto na Europa, as mortes foram entre pessoas com mais de 60 anos e contribuíram de um jeito mais significativa para o aumento da mortalidade.

Além disso, Kashyap também apelou a mais países, colocando regiões de baixa e média renda, com o objetivo de disponibilizar dados de mortalidade para outros estudos no futuro. “Pedimos urgentemente a publicação e disponibilidade de mais dados desagregados para melhor compreender os impactos da pandemia globalmente”, concluiu ela.

publicidade

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!