O XC40 Recharge Pure Electric, primeiro carro 100% elétrico vendido pela Volvo no Brasil, é também um divisor de águas para a montadora sueca. A partir de agora, nenhum veículo da marca que tenha somente motor a combustão vai ser vendido por aqui.
O XC40 elétrico tem dois motores, um em cada eixo, que garantem potência de 408 cavalos e fazem com que o SUV vá de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.
Vale lembrar que a montadora anunciou em maio de 2020 o plano de zerar as mortes de ocupantes dentro de seus veículos. Um dos mecanismos para isso foi limitar a velocidade máxima de todos os modelos a 180 km/h.
Segundo a montadora, a autonomia da bateria de 78 kWh é de 418km com uma única carga completa.
Por dentro, o carro tem muitos atrativos, como o inédito sistema operacional Google Automotive Services. Com ele, o motorista faz ligações, escolhe músicas, manda mensagens, liga e desliga o ar condicionado, entre outras ações. Tudo sem tirar as mãos do volante, usando apenas os recursos de reconhecimento de voz.
O teto panorâmico elétrico é acionado com um simples toque. O carro conta com 4 entradas USB-C, duas na frente e duas ao lado do ar condicionado no banco de trás. O veículo possui ainda 13 alto-falantes.
O sistema de segurança é reforçado. O carro conta com um alerta de ponto cego e o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
Como não tem motor na frente, o carro possui um compartimento extra para 31 litros de bagagem. Na parte traseira, cabem mais 413 litros…
O preço de 389.950 reais é salgado, mas pode valer a pena… pela economia a longo prazo e a sustentabilidade.
Veja o review completo no olhardigital.com.br!
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!