Alerta: primeiro vazamento de dados do PIX é descoberto no Brasil

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 01/10/2021 21h35, atualizada em 04/10/2021 10h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quinta-feira, o Banco Central informou que houve um vazamento de dados de chaves do Pix do tipo telefone. As informações acessadas de maneira indevida estavam sob a tutela do Banco do Estado de Sergipe. Por meio da técnica de engenharia social, cerca de 395 mil chaves do sistema de pagamento instantâneo foram obtidas por hackers.

Em nota, o Banco Central afirma que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas. Ainda de acordo com o informativo, as chaves vazadas não são de clientes do banco, e que o acesso indevido aconteceu por conta de “falhas pontuais” no sistema do Banese.

As pessoas que tiveram os dados cadastrais vazados vão ser notificadas, exclusivamente, pelo aplicativo da instituição financeira.

Apesar da afirmação de que os dados comprometidos não dão margem à movimentação de recursos ou acesso a contas, o sistema invadido guarda muitos dados, como nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta, data da abertura da conta e data de registro da chave Pix…

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.