Energia de vulcão é usada para minerar bitcoins em El Salvador

Por Acsa Gomes, editado por Neil Patel Brasil 01/10/2021 21h35, atualizada em 21/01/2022 09h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de se tornar o primeiro país a regularizar o uso da criptomoeda, El Salvador anunciou nesta sexta-feira que conseguiu minerar o equivalente a cerca de 269 dólares em bitcoins, com a ajuda da energia aproveitada de um vulcão.

O presidente do país, Nayib Bukele, postou um video no twitter para mostrar que o projeto inovador está em processo de teste e instalação.

Bukele estaria cumprindo uma promessa feita em junho, quando disse que instruiu uma empresa de eletricidade geotérmica a oferecer as instalações para minerar bitcoins com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e com emissão zero.

A promessa nem era tão difícil de ser cumprida: El Salvador é apelidado como a “terra dos vulcões”. A energia geotérmica é responsável por quase um quarto da produção de eletricidade local.

Ainda como parte da legalização da moeda digital no país, o governo lançou a própria carteira virtual, a “Chivo”, uma gíria salvadorenha que quer dizer “legal”. A novidade oferece transações gratuitas e permite até efetuar pagamentos internacionais usando o ativo.

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Redator(a)

Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital