Neste 1º de outubro, a Nasa comemora 63 anos. A agência espacial americana surgiu em 1958, durante a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética, que travavam um conflito militar, ideológico e político.

Os russos chegaram ao espaço na frente, com os lançamentos do Sputnik 1, primeiro satélite artificial, e do Sputnik 2, em que a cadela Laika foi enviada como o primeiro ser vivo a ir ao espaço.

publicidade

A resposta americana foi a criação da Nasa, com o desenvolvimento de missões e programas espaciais ambiciosos, com o destaque para o projeto Apollo, que colocou o primeiro ser humano na Lua.

A Estação Espacial Internacional é resultado do esforço de vários países, mas a construção e o lançamento foram coordenados pela Nasa, que ainda mantêm a participação mais ativa na manutenção e monitoramento do laboratório que orbita o nosso planeta.

publicidade

Outro projeto importante da agência americana é o telescópio Hubble, que está no espaço desde 1990, funcionando como uma ferramenta fundamental para captação de imagens para estudos do universo.

O programa “Mars Exploration Rovers”, de exploração do planeta Marte, também faz parte dessa longa história da Nasa, com o lançamento e a administração de robôs e helicópteros responsáveis por pesquisar o Planeta Vermelho.

publicidade

E para o futuro, a Nasa tem o programa Artemis, que já prometeu levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pôr os pés na Lua.

Confira outros projetos da Nasa no olhardigital.com.br e celebre esse aniversário tão importante para a ciência mundial!

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!