Polêmica: telescópio espacial James Webb estaria fazendo homenagem a um homofóbico?

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 01/10/2021 21h37, atualizada em 04/10/2021 10h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa decidiu manter a homenagem a um antigo administrador e o telescópio espacial mais poderoso até agora vai continuar se chamando James Webb.

A decisão foi tomada mesmo com apelos da opinião pública, de diversos astrônomos e até de funcionários, para que o nome do telescópio que promete revolucionar a astronomia fosse trocado. Até uma uma petição assinada por mais de 1.200 críticos foi enviada à agência.

James Edwin Webb, acusado de praticar homofobia, foi administrador da Nasa entre 1961 e 1968. Ele teria permitido que a segurança da agência espacial americana interrogasse funcionários no passado por serem homossexuais.

O atual administrador da Nasa, Bill Nelson, declarou que não foram encontradas evidências, até este momento, que justifiquem a mudança do nome. Foi realizada uma investigação sobre o histórico de Webb, mas não foram divulgados detalhes.

A organizadora da petição que pedia a mudança de nome, Chanda Prescod-Weinstein, afirmou que na melhor das hipóteses, o histórico de Webb é complicado, e na pior das hipóteses, basicamente estamos enviando para o céu este instrumento incrível com o nome de um homofóbico.

Com a decisão da Nasa, parece que o assunto foi encerrado. Mas fica uma sombra sobre o telescópio espacial que pode durar muito tempo…

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.