Nesta terça-feira, foram anunciados os três vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2021: o trio de cientistas lançaram as bases do entendimento de sistemas físicos complexos, incluindo o clima da Terra.

O valor do prêmio é de 1 milhão e 150 mil dólares, o equivalente a aproximadamente 6 milhões e 300 mil reais.

publicidade

De acordo com o julgamento da Academia Real das Ciências da Suécia, Syukuro Manabe, da Universidade norte americana de Princeton, e Klaus Hasselmann, ex-Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo, na Alemanha, vão dividir a metade do prêmio pela modelagem física do clima da Terra, que permitiu uma forma confiável de prever o aquecimento global.

Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma, recebeu a outra metade, pela descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos das escalas atômicas às planetárias.

publicidade

O trabalho dos três está interligado e possibilitou a criação de métodos usados em modelos climáticos atualmente.

O prêmio ocorreu pouco antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que vai ser realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro. Na conferência, os países devem discutir planos para reduções urgentes e radicais nas emissões de gases de efeito estufa na próxima década.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!