Vulcão Cumbre Vieja provoca a formação de um “delta” no Oceano Atlântico; veja

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 06/10/2021 21h14, atualizada em 11/10/2021 13h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias em 19 de setembro, ainda expele uma grande quantidade de lava, que está formando uma espécie de delta oceânico.

Os videos do encontro da lava com a água estão se multiplicando nas redes sociais.

Delta é o nome dado ao terreno normalmente formado pelos sedimentos de um rio quando chega ao mar. No caso do Cumbre Vieja, a água do rio é representada pela lava.

Devido à água ser bem rasa na área, autoridades oceanográficas da Espanha disseram que uma plataforma de cerca de 50 metros foi levantada em mais ou menos 45 minutos. E ela continua crescendo…

O encontro com o oceano também levanta nuvens densas de fumaça branca, que são tóxicas. Por conta disso, as autoridades pediram a retirada dos habitantes de quatro regiões residenciais.

A erupção do Cumbre Vieja já causou a evacuação de mais de cinco mil pessoas, destruiu cerca de 500 edifícios e soterrou 200 hectares de terra, a maioria ocupada por agricultores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.