Cheio de habilidades: robô Leonardo pode voar, andar de skate e cumprir missões em outros planetas

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 07/10/2021 21h21, atualizada em 11/10/2021 13h05
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Este é o Leonardo. Ele pode andar de skate, ou até caminhar por uma “slackline”, coisa nem todos humanos conseguem…

Mas esse robô não é um brinquedo. Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, ele foi construído para testar novas formas de locomoção para robôs destinados a completar tarefas perigosas e explorar lugares difíceis de alcançar.

O Leo, como é chamado pelos cientistas que o criaram, tem mesmo uma aparência estranha, que alguns julgam até como assustadora. Ele é, basicamente, a metade inferior de um robô humanoide com um drone na parte superior.

Essa construção permite que ele mantenha o equilíbrio em superfícies escorregadias, e enfrente locais com ventos fortes. E ainda com base nos tipos de obstáculos à frente, pode optar por andar ou voar, ou combinar os dois. Os técnicos disseram que se inspiraram no movimento dos pássaros, que também se movimentam desse modo antes de saírem voando…

A equipe afirma que Leo poderia transportar equipamentos na superfície de outros mundos, incluindo Marte ou a lua de Saturno, Titã.

Mesmo já mostrando essa versatilidade, essa não é a versão final. Segundo a equipe, eles ainda pretendem diminuir o peso do robô e aumentar o impulso das hélices para permitir que ele cubra áreas ainda maiores…

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.