Vandalismo perigoso: nave russa é pichada em galpão no Cazaquistão

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 07/10/2021 21h21, atualizada em 11/10/2021 12h59
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma pessoa vandalizando a lataria do ônibus espacial russo da série Buran, conhecido como Ptichka ou Burya.

Essa é a mesma relíquia que está no centro de uma disputa de posse entre a Rússia e o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Nas imagens, é possível ver o vândalo pintando boa parte da lateral direita do veículo. A situação aconteceu em abril, e, segundo a agência de notícias RIA Novosti, o ônibus espacial já foi pintado.

Isso joga mais lenha na fogueira da briga entre as autoridades russas, que querem repatriar, restaurar e expor o modelo em um museu, e o proprietário do espaçoporto cazaque, Dauren Musa, que garante ser o legítimo dono do protótipo.

Musa declarou que está disposto a negociar Burya com a Rússia, mas em troca quer o crânio do último Khan cazaque, Kenesary Kasymov, considerado herói no país por ter liderado uma rebelião contra as tentativas do Império Russo de colonizar a região na década de 1840… Só que ninguém tem ideia de onde pode estar o tal crânio.

Mas o video do pichador deixa bem claro que as naves não estão totalmente seguras no Cazaquistão. Tomara que isso não crie um incidente internacional!!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.