Twitter fecha acordo com o TSE e faz campanha contra desinformação nas eleições brasileiras

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 08/10/2021 20h55, atualizada em 11/10/2021 12h53
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Twitter fechou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para conscientizar o público brasileiro. Mesmo que as eleições ainda estejam a 12 meses para ocorrer, a rede social já começou a disponibilizar informações úteis, como por exemplo como funcionam as urnas eletrônicas.

O objetivo é diminuir o impacto de notícias falsas durante as eleições presidenciais.

Por enquanto, os avisos vão ser exibidos durante as próximas duas semanas. Quem clicar no banner, vai ser levado para uma página do TSE com informações oficiais sobre as eleições.

Ações desse tipo já foram tomadas pela plataforma nos Estados Unidos. No ano passado, o Twitter passou a colocar alertas de fake news em postagens e chegou até a bloquear alguns perfis e remover conteúdos. O processo gerou polêmica, já que boa parte dessas medidas foram criadas após o aumento do compartilhamento de desinformação.

Aqui no Brasil, por enquanto a rede social disse apenas “e fique de olho porque vem mais por aí”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.