Marte é aqui: cientistas austríacos recriam condições de colonização em cratera israelense

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 11/10/2021 21h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo liderado pelo Fórum Espacial Austríaco tenta recriar as condições de vida de Marte em lugar totalmente isolado em Israel.

O local é chamado de Makhtesh Ramon, e é uma cratera de 500 metros de profundidade e 40 quilômetros de extensão. O estudo vai usar tecnologia e até astronautas para simular como seria o início da colonização no planeta vermelho.

Visualmente falando, a área parece bastante com o terreno de Marte, árida e com várias formações rochosas. Mas as semelhanças param por aí: enquanto no deserto israelense a temperatura fica entre 25 e 30º C, Marte desce esse nível para -60º C.

Os “astronautas analógicos” vão ter que viver em completo isolamento, em um ambiente que mistura condições reais de clima e estações virtuais. A ideia é estudar o comportamento humano dentro desse isolamento, além de usar tecnologias como veículos de exploração movidos a energia eólica ou solar. Os participantes são todos cientistas, vindos de vários países.

O estudo é parte de um projeto chamado “Amadee-20”, que deveria ser iniciado em 2020, mas enfrentou atrasos devido à Covid-19. O fórum contou com uma parceria da startup israelense D-MARS para construir uma base movida a energia solar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.