Temperatura ambiente: cientistas testam vacina contra a Covid que não precisa ser resfriada

Por Acsa Gomes, editado por André Lucena 11/10/2021 21h27, atualizada em 22/10/2021 18h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão trabalhando no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 que não precisam ser armazenadas em geladeiras ou freezers.

O processo é muito importante para garantir a produção e disponibilização das vacinas em locais com menos recursos, já que os atuais imunizantes do mercado necessitam ser transportados e armazenados em baixas temperaturas.

O novo medicamento é feito com base em vírus de plantas. Os pesquisadores utilizam feijão e bactérias E. coli, que que suportam calor, para cultivar milhões de cópias do vírus na forma de nanopartículas. Essas partículas são anexadas a um pedaço da proteína spike do SARS-CoV-2, o que estimula o corpo a desenvolver uma resposta imunológica contra a Covid-19.

O novo imunizante ainda está em fase inicial de desenvolvimento, e foi testado apenas em camundongos que apresentaram alta resposta imunológica. Os próximos passos requerem a testagem em humanos para verificar a segurança e eficácia do imunizante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.