Vídeos

IBM decide relançar navio Mayflower em travessia autônoma do Oceano Atlântico

A IBM fez uma parceria com a organização sem fins lucrativos ProMare, e juntos construiram uma embarcação autônoma para fazer uma homenagem ao navio Mayflower, que em 1620 transportou os chamados Peregrinos do porto de Southampton, na Inglaterra, para a América.

O Mayflower moderno só lembra o antepassado no nome. Com um design de casco triplo de 15 metros de comprimento, ele usa uma combinação de fontes de energia para navegar: pode ser movido a turbinas eólicas, a diesel e a energia solar.

Além disso, a embarcação tem vários sensores, incluindo seis câmeras. O software “Captain” usa regras de Inteligência Artificial desenvolvidas pela IBM para tomar decisões que permitem que o navio reaja a um ambiente oceânico muitas vezes incerto sem nenhum tipo de intervenção humana.

Mas uma falha no sistema do gerador de energia impossibilitou a travessia apenas 3 dias após a partida da primeira tentativa.

Agora, eles estão quase prontos para tentar novamente, o que deve acontecer no ano que vem, mas ainda sem data definida.

Além da homenagem, durante a viagem de um mês o navio vai reunir dados importantes sobre o oceano com relação ao impacto das mudanças climáticas e da poluição. Segundo a IBM, isso tudo vai acontecer 24 horas por dia, todos os dias, com transmissão de dados em tempo real.

Esta post foi modificado pela última vez em 22 de outubro de 2021 18:23

Compartilhar
Publicado por
Eduardo Sorrentino