Go Viral: game ensina usuários a identificar fake news

Arthur Henrique19/10/2021 21h47, atualizada em 19/10/2021 23h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em um momento no qual a tecnologia e o mundo inteiro tenta combater as fake news, como um jogo pode ser um verdadeiro imunizante contra a desinformação? Bem, o “Go Viral”, game desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, providencia algumas técnicas que podem fazer com que pessoas, como você e eu, não caíam em notícias falsas na vida real.

A ideia é que, no decorrer do jogo, o usuário entenda como essas técnicas podem manipular as pessoas. Assim, quando você se deparar com uma publicação parecida nas redes sociais, vai ter mais consciência de que pode estar sendo manipulado.

Inicialmente, é preciso explorar as emoções do espectador. Na segunda, inventar alguns especialistas. E por fim, o usuário deve chegar ao objetivo de alimentar e espalhar as teorias da conspiração. O Olhar Digital conversou com o psicólogo Ricardo Vieira sobre o jogo, que destacou quais aspectos de “Go Viral” são os mais importantes no combate às fake news.

“(O objetivo) é criar uma espécie de resistência psicológica contra a persuasão, para que, no futuro, quando você estiver exposto à desinformação, ela seja menos convincente, porque você terá ‘anticorpos’. Em outras palavras, se você conhece as técnicas e os truques usados para enganar as pessoas ou persuadi-las, você terá menos probabilidade de cair neles”, explicou Jon Roozenbeek, pesquisador do Laboratório de Tomada de Decisões Sociais do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge, em entrevista à BBC News Brasil. Confira!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital