Conta milionária: Facebook recebe multas em dois países

Por Eduardo Sorrentino, editado por André Lucena 20/10/2021 22h51, atualizada em 22/10/2021 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook vai desembolsar quantias bem altas, por causa de multas que recebeu em dois países, quase ao mesmo tempo!

No começo da semana, o governo dos Estados Unidos anunciou um acordo extrajudicial com o Facebook, que concordou em pagar mais de 14 milhões de dólares por ter se recusado a contratar cidadãos norte-americanos e ter dado preferência a estrangeiros que precisavam do visto para trabalhar no país.

A prática vai contra as leis de migratórias do país, que exigem que as empresas que queiram contratar cidadãos estrangeiros primeiro provem que não conseguiram encontrar nenhum cidadão americano com as qualificações requeridas para a vaga.

E agora, o Facebook foi multado no Reino Unido após manobras consideradas ilegais durante a compra da Giphy, realizada no ano passado.

A Autoridade de Concorrência e Mercados está apurando se a compra e a fusão da plataforma de gifs com o Instagram está reduzindo a concorrência no mercado.

A multa é de quase 70 milhões de dólares, cerca de 385 milhões de reais, pela falta de cooperação da gigante durante as investigações sobre a compra.

Em nota, o Facebook se defendeu e alegou que colaborou com as autoridades durante as investigações. O caso segue em andamento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.