Não foi dessa vez: foguete sul-coreano falha na tentativa de colocar satélite em órbita

Por Eduardo Sorrentino, editado por André Lucena 21/10/2021 22h56, atualizada em 22/10/2021 15h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Satelital II, apelidado de “Nuri”, é o primeiro foguete espacial fabricado completamente pela Coreia do Sul, e foi lançado nesta quinta-feira. Inicialmente, tudo parecia bem, os estágios se separaram na hora correta. Mas a carga, que era um satélite simulado, não conseguiu chegar à órbita da Terra.

O lançamento de uma carga de mais de uma tonelada foi uma tentativa dos sul coreanos de entrar para o time dos países com tecnologia espacial. Por enquanto, apenas seis países conseguiram lançar cargas tão pesadas com foguetes próprios. O projeto do “Nuri” custou 2 trilhões de wons, cerca de 9 bilhões de reais, e ele deveria ser capaz de enviar o satélite a uma altitude entre 600 e 800 km.

Mas a falha no voo de teste não desanimou os sul coreanos. O país tem a 12ª maior economia do mundo e possui avanços tecnológicos reconhecidos.

O presidente Moon Jae-in já disse que o país quer colocar uma sonda na órbita lunar em 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.