Quem acompanha os filmes da série “Missão Impossível” já está acostumado a ver o agente Ethan Hunt usando uma tecnologia super avançada para usar o rosto e a voz dos inimigos.

Talvez tenha sido essa a inspiração que um grupo de criminosos usou para roubar 35 milhões de dólares de um banco em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

publicidade

O caso ocorreu no ano passado, mas a revista Forbes divulgou agora que descobriu documentos judiciais revelando que os fraudadores reproduziram a voz de um executivo de uma grande empresa para enganar o gerente do banco e transferir o dinheiro.

De acordo com a revista, o suposto executivo teria dito que a empresa dele estava prestes a fazer uma aquisição e precisava de dinheiro para isso. O gerente do banco de Dubai reconheceu a voz do executivo por já ter trabalhado com ele antes e autorizou a transferência, que foi direto para as contas dos criminosos.

publicidade

Os ladrões usaram um sofisticado esquema de emails falsos entre o suposto cliente e o banco, mas o que realmente convenceu o gerente foi a voz clonada com o auxílio de um programa de inteligência artificial.

Os nomes das vítimas não foram informados. Os Emirados Árabes Unidos pediram a ajuda de investigadores norte-americanos para rastrear cerca de 400 mil dólares que foram para contas bancárias nos Estados Unidos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!