Um médico do Deer Valley Medical Center, nos Estados Unidos, decidiu ilustrar com raios-X as diferenças do efeito da Covid-19 em pessoas que já foram vacinadas contra o vírus, bem como o resultado da doença no pulmão de quem não se imunizou.

Segundo informações do tabloide britânico The Sun e 12News, o Dr. Sam Durani apresentou duas imagens, uma de um pulmão de uma pessoa com Covid, porém vacinada, e outra também infectada, mas que não recebeu a dose do imunizante.

Na imagem do paciente imunizado é possível ver mais áreas pretas, o que significa um funcionamento normal do órgão. Já na outra, áreas mais cinzas e claras indicam bloqueios nos órgãos e limitação do fluxo de oxigênio.

“As únicas pessoas que realmente estão ficando doentes são as que não foram vacinadas”, disse o médico.

publicidade

“Quando recebemos um paciente vacinado no pronto-socorro e que está infectado, ele pode até ter falta de ar, mas quando fazemos os exames, percebemos que o quadro não é nem de longe o mesmo das pessoas não imunizadas”, acrescentou.

Leia mais!

Com base nas imagens, Durani reforça a importância da vacinação conta a Covid-19, sendo ela a única capaz de conter as mortes e pandemia.

“A vacina está funcionando extremamente bem e está impedindo que o vírus progrida para pneumonia ou se infiltre nos pulmões”, explicou. “Quando você toma uma dose você pode ficar um pouco doente, mas eventualmente seu corpo reconhece, ataca e você não fica hospitalizado, você não coloca um respirador, é profundamente eficaz.”

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, pessoas não vacinadas têm 11 vezes mais chances de morrer de Covid-19 do que quem não recebeu a vacina. Além disso, menos de 1% dos imunizados que são infectados acaba falecendo em decorrência da doença.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!