*Por Ticiana Amorim

Muito se fala sobre como as atualizações feitas pelo Banco Central vão impactar diretamente a vida das pessoas, a economia e o empreendedorismo. Já é possível imaginar que podemos ter o controle da vida financeira nas mãos.

publicidade

Costumo dizer que é a democratização que faltava para uma diversidade ampla e robusta de serviços, cuja sociedade é a principal beneficiada.

Com o Banking as a Service (“Sistema Bancário como Serviço”, em tradução livre), qualquer empresa pode criar seu banco digital e oferecer serviços. Essa relação ganha ainda mais força quando somada ao Open Banking, que vem para suprir as principais dores de clientes e do mercado brasileiro como um todo: a burocratização e a miopia do sistema financeiro.

publicidade

Um exemplo clássico disso é o PIX, novo meio de pagamento lançado oficialmente em novembro passado, fruto do extenso processo de modernização do Banco Central. Já provou e deu sinais positivos de adesão em massa, mostrando ser um caminho sem volta.

As movimentações PIX já superaram DOC e TED e, até o momento, já foram transacionadas mais de R$ 1 trilhão em operações financeiras e já são mais de 254,3 milhões de chaves cadastradas.

publicidade

O que isso significa e como isso impacta a todos?

O conceito de Open Banking é sistema integrado que descentraliza as informações bancárias, permitindo que o cliente tenha mais liberdade para levar seus dados financeiros para onde e a quem quiser. Uma das principais características desse novo meio é que os dados bancários pertencem aos usuários e não às instituições bancárias, e de acordo com as regras já postas pela LGPD, que já permitia autonomia sobre o uso de dados de maneira geral.

publicidade

Leia também!

Com isso, todo o mercado financeiro precisa adotar uma tecnologia padronizada que facilite a portabilidade de dados entre instituições, fintechs e negócios relacionados, sem contar o custo elevado para que isso aconteça.

Atualmente, essas informações ficam restritas somente aos bancos que o cliente possui vínculo, sem a possibilidade de levar os seus dados financeiros para diferentes instituições, mas isso vai mudar. Na prática, o Open Banking será uma plataforma com regulamentação do governo, supervisão do Banco Central e desenvolvida pelos participantes do sistema financeiro.

Isto também possibilita que outras empresas tenham acesso às interfaces dos bancos e desenvolvam novos produtos a partir disso. E esta etapa de desenvolvimento acontece devido à API – em inglês Application Programming Interface – e que, traduzindo, significa programação de aplicativos, que funciona como uma interface para integração de outros sistemas.

As APIs são usadas em aplicações de vários tipos e não apenas em plataformas financeiras. O que irá mudar é que, como o Open Banking propõe que todo o mercado financeiro trabalhe com APIs abertas, permitem uma série novos produtos e serviços para competir no mercado.

Open Banking
Open Banking é sistema integrado que descentraliza as informações bancárias. Créditos: Shutterstock

Mais liberdade, personalização e autonomia

No sistema atual, a dinâmica para trocar de banco costuma ser muito burocrática e cansativa, já que diversas informações do histórico do cliente ficam disponíveis somente para a instituição em que o usuário tem conta aberta.

Isso, muitas vezes, faz com o cliente desista de trocar de serviço e, mesmo que não esteja satisfeito, acabe ficando preso ao próprio sistema. Com Open Banking será muito mais rotineiro realizar essa troca e até mesmo contratar novos serviços financeiros, sem precisar começar uma relação do zero, já que ela terá acesso ao histórico bancário e de crédito. Também será mais fácil negociar créditos, empréstimos e vantagens.

É importante ressaltar que o cliente precisa dar autorização para que as suas informações sejam compartilhadas na plataforma e, também, optar quando não quiser mais compartilhar os seus dados. Por exemplo, será possível contratar um seguro em um lugar, ter o cheque especial em outro e o que mais quiser e for melhor para ele.

Além disso, as empresas também poderão oferecer serviços cada vez mais personalizados com base no perfil dos consumidores, podendo negociar taxas, limites de créditos, entre outros.

Fora o aumento na competitividade em serviços financeiros, que será maior já que, com o Open Banking posto, a barreira para a criação de novos negócios será menor, criando um ambiente saudável e competitivo para o mercado, até então engessado e centralizado.

É uma grande evolução e modernização pela qual o sistema financeiro está passando, cuja sociedade será a maior beneficiada.

Avante!

*Ticiana Amorim é fundadora e CEO da Aarin, o primeiro Hub Techfin especializado em Pix e Open Banking. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!