Fraudadores e golpistas também se atualizam conforme as tendências de mercado. O setor de turismo, que está retomando gradualmente as atividades, encara agora uma nova ameaça: o aumento de golpes digitais.

De acordo com um levantamento da TransUnion, empresa norte-americana de análise de dados, as tentativas de fraude digital no segmento de viagens e lazer no Brasil saltaram 255% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Além do turismo, o segmento de games, também teve um crescimento impressionante de golpes digitais: 135%. Nas comunidades virtuais, como sites de relacionamento e fóruns, entre outros, o aumento é de 169%. No sentido oposto, o número de tentativas de golpe em serviços financeiros on-line caiu 20%.

O phishing é o principal tipo de fraude digital do mundo relacionada à COVID-19, representando 33%. Cartão de crédito roubado ou taxas fraudulentas foram outros tipos de fraudes online mais citados pelos consumidores globais, cerca de 24%.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!