Fofinho, “pero no mucho”: FBI alerta para ação de grupo hacker “Hello Kitty”

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 01/11/2021 21h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O FBI acaba de lançar um alerta para todo o setor privado: Hello Kitty está à solta. O nome é usado por um grupo de ransomware internacional que também faz ataques DDoS para extorquir vítimas.

Também conhecido como FiveHands, o grupo Hello Kitty começou a agir há cerca de um ano, mas agora eles intensificaram os ataques.

Segundo o FBI, o grupo age agressivamente para pressionar as vítimas usando uma técnica dupla de extorsão. Em alguns casos, se a vítima não responde rapidamente ou não paga pelo resgate, os chantagistas lançam ataques DDoS para tirar os sites oficiais das vítimas do ar.

Ainda segundo o FBI, o grupo cibercriminoso Hello Kitty pede geralmente pagamentos em Bitcoin, e os ataques são geralmente destinados a servidores Linux usando máquinas virtuais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.