Fim da tensão? Nasa elogia lançamento feito pela Rússia após incidentes com a ISS

Jeniffer Cardoso02/11/2021 20h54
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Rússia lançou o foguete Soyuz em 27 de outubro. Acoplado a ele, estava a nave Progress 79, que carregava cerca de três toneladas de suprimentos variados para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. E, segundo o porta-voz da Nasa, Rob Navias, todo o procedimento foi “perfeito”.

O foguete partiu do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão. Dois dias depois, a nave chegou à ISS e atracou-se no módulo Nauka, onde deve permanecer por seis meses. A Progress 79 levou diversos recursos científicos, além de comida e combustível.

O lançamento bem-sucedido serve para quebrar a sequência de “atos falhos” sofridos pela parte russa da estação. Em julho de 2021, o módulo Nauka, então recentemente instalado na ISS, acionou seus propulsores inadvertidamente, desviando toda a estação do eixo em 540 graus.

Algum tempo depois, a cápsula Soyuz MS-18 – a mesma que trouxe de volta uma equipe russa de cinema que conduziu filmagens na ISS – conseguiu tirar a estação inteira da orientação programada.

Segundo a Nasa e a agência espacial russa Roscosmos, especialistas ainda estão averiguando o que aconteceu.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.