Metaverso: nova aposta de Zuckerberg e o risco à segurança do usuário

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 03/11/2021 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dar vida ao metaverso é a mais nova ambição de Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook. O plano do empresário é construir nos próximos anos um mundo virtual compartilhado e imersivo, algo como o que vemos em filmes ou até mesmo livros de ficção científica.

Para isso, a empresa anunciou um investimento inicial de 50 milhões de dólares. Os espaços virtuais a serem criados vão permitir que o usuário faça diversas atividades em um único lugar. A intenção de Mark é tornar o tempo que as pessoas passam online mais significativo.

A nova realidade deve fazer com que as pessoas possam interagir quando quiserem, mesmo que não seja presencialmente. Inclusive, o metaverso imaginado pela empresa ainda pode usar tecnologias para criar versões digitais de usuários, empresas, lojas ou até locais para praticar esportes.

O Facebook é certamente a empresa mais empolgada com o conceito de metaverso. Mas, Mark Zuckerberg não é o único de olho nisso. Outras Big Techs, como Epic Games, Microsoft e Roblox também têm planos para esse universo digital.

Apesar do progresso tecnológico, muito pouco tem se falado sobre a privacidade e a segurança dessa novidade. E também há um ponto de interrogação em quais vão ser os impactos sociais e reais que ela pode causar… Será que, futuramente, podemos nos tornar reféns de um pesadelo distópico?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.