“Pegadinha” sem graça: nomes de restaurantes do iFood são trocados por mensagens falsas

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 03/11/2021 21h28
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns usuários do iFood tiveram uma surpresa desagradável na noite desta terça-feira. Os nomes de alguns restaurantes e pizzarias foram substituídos por ataques a partidos políticos, mensagens antivacina, e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

O erro atingiu somente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma, mas o assunto se tornou um dos mais comentados do Twitter na noite do feriado.

Entre os nomes trocados, estavam mensagens como “Lula Ladrão”, “Vacina mata” e “Bolsonaro 2022”. Entre os locais em que foram observadas as mudanças de nomes de restaurantes do iFood, estão Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, e Natal, no Rio Grande do Norte.

Em nota, o iFood declarou que o incidente foi causado por um funcionário de uma empresa prestadora de serviço, que tinha permissão para ajustar informações cadastrais de restaurantes.

A empresa informou que o acesso da prestadora de serviço foi retirado e os nomes dos restaurantes foram restabelecidos.

E o mais importante: de acordo com o iFood, os dados de cartões de crédito cadastrados na plataforma não foram visualizados ou invadidos e continuam seguros. Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood e ficam apenas nos dispositivos dos usuários.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.