Alguns usuários do iFood tiveram uma surpresa desagradável na noite desta terça-feira. Os nomes de alguns restaurantes e pizzarias foram substituídos por ataques a partidos políticos, mensagens antivacina, e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
O erro atingiu somente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma, mas o assunto se tornou um dos mais comentados do Twitter na noite do feriado.
Entre os nomes trocados, estavam mensagens como “Lula Ladrão”, “Vacina mata” e “Bolsonaro 2022”. Entre os locais em que foram observadas as mudanças de nomes de restaurantes do iFood, estão Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, e Natal, no Rio Grande do Norte.
Em nota, o iFood declarou que o incidente foi causado por um funcionário de uma empresa prestadora de serviço, que tinha permissão para ajustar informações cadastrais de restaurantes.
A empresa informou que o acesso da prestadora de serviço foi retirado e os nomes dos restaurantes foram restabelecidos.
E o mais importante: de acordo com o iFood, os dados de cartões de crédito cadastrados na plataforma não foram visualizados ou invadidos e continuam seguros. Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood e ficam apenas nos dispositivos dos usuários.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!