Perigo constante: vulcão Cumbre Vieja ainda causa estragos em La Palma

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 03/11/2021 21h29
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A vida dos 85 mil moradoras da ilha espanhola de La Palma está quase literalmente um inferno. Desde que entrou em erupção, no dia 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja não para de expelir lava, cinzas e gases.

Nesta quarta-feira, um terremoto de magnitude 5 foi sentido pela manhã na ilha, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional. Esses tremores têm sido uma constante na região.

Além disso, as cinzas que cobrem boa parte da ilha e provocam o fechamento de lojas e o abandono de residências também tomam conta do ar e provocaram um novo cancelamento dos voos locais. As aulas também estão suspensas por tempo indeterminado.

Os serviços de emergência do governo das Ilhas Canárias anunciaram que a qualidade do ar local é extremamente desfavorável por causa dos altos níveis de pequenas partículas nocivas.

O cancelamento dos voos provocou longas filas para que as balsas que saem da ilha. Muitos turistas foram atraídos pela experiência de ver um vulcão ativo de perto. Mas isso pode ser perigoso: bombas de lava como essa são expelidas com frequência pelo Cumbre Vieja, e qualquer contato com essa rocha semi derretida pode causar ferimentos graves.

Cientistas acreditam que a erupção pode durar até três meses. Cerca de 7 mil moradores já foram evacuados devido à ameaça dos rios de lava. O magma já cobriu mais de 997 hectares e destruiu ou danificou mais de 2 mil e 200 construções.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.