5G: Anatel inicia leilão da tecnologia no Brasil

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 04/11/2021 21h25
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anatel começou hoje em Brasília o leilão do 5G. 15 empresas entraram na disputa e o embate foi travado entre gigantes como a Claro, Vivo e Tim, bem como fundos de investimento e também pequenos provedores de internet.

O primeiro lote, com a faixa mais concorrida, a de 3,5 GHz, foi vencido pela Claro, que ofereceu 338 milhões de reais. No segundo lote, a vencedora foi a Vivo. E, a Tim arrematou o terceiro por 351 milhões de reais.

Já o primeiro lote da faixa de 700 MHz ficou com a Winity II, startup de São Paulo que trabalha com conexões sem fio entre máquinas para empresas, que ofereceu 1 bilhão e 400 milhões de reais.

O novo padrão de conectividade móvel promete entregar maior velocidade e menor latência. O 5G foi justamente pensado para dar conta do crescente número de dispositivos que estão cada vez mais conectados.

A expectativa é que a tecnologia de quinta geração comece a ser ofertada, nas capitais, até o dia 31 de julho de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.