Made in Brasil: trojan bancário Mekotio volta com tudo no mundo

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 04/11/2021 21h29
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova versão do Mekotio, um trojan bancário responsável por uma série de fraudes digitais em 2015, está à ativa na internet outra vez, e causando estragos.

Nos últimos três meses, cerca de 100 ataques cibernéticos utilizando o malware foram detectados por pesquisadores, que encontraram o golpe distribuído em campanhas de phishing, com e-mails maliciosos.

A nova versão do vírus foi descoberta em junho deste ano na Espanha, e as autoridades locais estimaram um prejuízo de 3 bilhões e meio de euros.

Especialistas de segurança digital acreditam que a célula principal da ação criminosa esteja localizada no Brasil, já que, no código, é possível observar termos, gírias e até palavrões em português.

Uma análise da Kaspersky aponta que o Mekotio faz parte de uma das quatro maiores famílias de trojans bancários feitos no Brasil e que atingiram popularidade no exterior. A complexidade destes programas fez com que o nosso país entrasse na rota de exportação de malwares para o exterior.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.