Esfriar é preciso: Xiaomi lança nova tecnologia para evitar superaquecimento dos smartphones

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 05/11/2021 22h43
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muita gente já sentiu o celular esquentar até demais enquanto jogava ou assistia algum vídeo em alta definição… Esse é um comportamento recorrente dos novos processadores, que funcionam a velocidades cada vez maiores.

Para tentar acabar com esse problema, a Xiaomi divulgou o Loop LiquidCool, uma tecnologia capaz de resfriar os celulares em até cinco graus. A ideia é misturar o vapor que já existe nos atuais dissipadores de calor com um líquido frio, em um sistema de dutos capaz de garantir a circulação dos gases e o resfriamento do smartphone.

Essa parte líquida se concentra perto do chip do aparelho, local onde o processador e a placa gráfica trabalham a todo instante para manter o celular em funcionamento. Quanto maior o uso, como em jogos pesados e em vídeos de alta definição, mais quente o smartphone fica. Depois, o líquido evapora com o calor e segue em direção à área mais fria do sistema de dutos, para condensar e retornar ao estado líquido. E assim, o ciclo se repete.

Um teste feito pela empresa chinesa comparou um celular com a tecnologia Loop LiquidCool com um outro aparelho com um dissipador de calor padrão. Os dois rodaram um jogo em 60 quadros por segundo e com todos os gráficos em níveis máximos. Os resultados foram animadores, já que o smartphone com o novo sistema ficou 5 graus mais frio em comparação com o outro telefone.

A nova tecnologia permite que os celulares sejam ainda mais finos, já que o Loop LiquidCool ocupa pouco espaço físico interno.

A promessa da Xiaomi é de levar o Loop LiquidCool para os smartphones da marca já no ano que vem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.