Muita gente já sentiu o celular esquentar até demais enquanto jogava ou assistia algum vídeo em alta definição… Esse é um comportamento recorrente dos novos processadores, que funcionam a velocidades cada vez maiores.

Para tentar acabar com esse problema, a Xiaomi divulgou o Loop LiquidCool, uma tecnologia capaz de resfriar os celulares em até cinco graus. A ideia é misturar o vapor que já existe nos atuais dissipadores de calor com um líquido frio, em um sistema de dutos capaz de garantir a circulação dos gases e o resfriamento do smartphone.

publicidade

Essa parte líquida se concentra perto do chip do aparelho, local onde o processador e a placa gráfica trabalham a todo instante para manter o celular em funcionamento. Quanto maior o uso, como em jogos pesados e em vídeos de alta definição, mais quente o smartphone fica. Depois, o líquido evapora com o calor e segue em direção à área mais fria do sistema de dutos, para condensar e retornar ao estado líquido. E assim, o ciclo se repete.

Um teste feito pela empresa chinesa comparou um celular com a tecnologia Loop LiquidCool com um outro aparelho com um dissipador de calor padrão. Os dois rodaram um jogo em 60 quadros por segundo e com todos os gráficos em níveis máximos. Os resultados foram animadores, já que o smartphone com o novo sistema ficou 5 graus mais frio em comparação com o outro telefone.

publicidade

A nova tecnologia permite que os celulares sejam ainda mais finos, já que o Loop LiquidCool ocupa pouco espaço físico interno.

A promessa da Xiaomi é de levar o Loop LiquidCool para os smartphones da marca já no ano que vem.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!